Sandra Guerra

Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP (2009) e graduada em Comunicação pela Universidade Paulista. Certificada como Conselheira de Administração pelo IBGC e como Mediadora pelo CEDR – Centre for Effective Dispute Resolution (Reino Unido).

Sócia fundadora da Better Governance e uma das precursoras de governança corporativa no Brasil, tem atuado como conselheira e presidente de conselhos de administração desde 1995. Sua experiência reúne atuação em conselhos de empresas listadas, fechadas, de controle familiar, de controle estatal, além de organizações sem fins lucrativos no Brasil e no exterior.

Com 25 anos de vivência em governança corporativa, integrou o grupo de fundadores do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), onde foi a presidente do conselho da entidade por quatro anos, de 2012 a 2016. Foi também conselheira da International Corporate Governance Network (ICGN) por duas vezes.

Seu foco de pesquisa tem sido o conselho de administração, órgão máximo de governança, que, sob as lentes da abordagem comportamental, também assume protagonismo como tema de seu livro “A Caixa-Preta da Governança. Conselhos de Administração revelados por quem vive dentro deles”, Editora Record, publicado em 2017, agora em sua 2a. edição, e recém publicado em inglês pela Routledge com o título “The Black Box of Governance. Boards of Directors revealed by those who inhabit them.”

Tania Almeida

Mestre em Mediação de Conflitos. Pós-graduada em Neuropsiquiatria, Psicanálise, Sociologia e Gestão Empresarial. Short Term Consultant da Equipe de Mediação do Internal Just System do Banco Mundial (2010-2020). Accredited Mediator do Center for Effective Dispute Resolution (CEDR) e do International Mediation Institute (IMI) e do International Institute for Conflict Prevention and Resolution (CPR). Mediador Avançado do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML). Mediadora Sênior do TJ RJ – docente, consultora e pesquisadora em Mediação de Conflitos e em Facilitação de Diálogos.

Sócia-fundadora do MEDIARE e coordenadora dos seus Programas de Docência. Coordenadora dos Programas de Prática Supervisionada do MEDIARE nos Convênios com o TJ RJ, com a DP RJ e com o MP RJ. Diretora de Mediação do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA), tendo participado da Comissão Redatora do Código de Ética e do Regulamento Modelo para a prática da Mediação (1997). Integrou Equipe de Especialistas da Secretaria da Reforma do Judiciário para redigir o Marco Legal Brasileiro para Mediação. Integrante da Comissão de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Internacional (CCI Brasil).

Autora do livro Caixa de Ferramentas em Mediação – aportes práticos e teóricos. Coorganizadora do livro Mediação de Conflitos para Iniciantes, Praticantes e Docentes. Autora de artigos publicados em livros nacionais e estrangeiros, periódicos e sites.