Um programa de desenvolvimento em habilidades socioemocionais (soft skills) desenhado por conselheiros e mediadores para conselheiros de administração, membros de conselhos consultivos e comitês.
- Amplie sua capacidade de atuar e influenciar em colegiados a partir do aprimoramento de habilidades para atuação em grupos.
- Conheça os fatores que podem prevenir conselheiros de apresentar seu melhor desempenho em colegiados.
- Tenha acesso a uma lista de leituras elaborada a partir de cuidadosa curadoria para ampliar seu conhecimento e habilidades.
- Aprenda com conselheiros e líderes experientes sobre situações em que fatores comportamentais foram determinantes no processo de decisão.
8 sessões on-line cobrindo os seguintes tópicos
- O contexto contemporâneo e as habilidades para melhor transitar nesse novo mundo
- Conflitos: debate e diálogo na negociação das diferenças
- Comportamento e tensões nas salas de conselho
- Soft skills: agregando valor com a facilitação de diálogos
- Ferramentas de comunicação e negociação
- Construção de consenso em decisões colegiadas
- Noise e nudge: como “higienizar” os processos de decisão
- 8 sessões de 3h30 de duração, em duas turmas:
- Turma 1 (sempre às quartas feiras, das 8h30 às 12h): 26.01; 01.02; 16.02; 09.03; 23.03; 06.04; 20.04; 04.05
- Turma 2 (sempre às quartas feiras, das 17h às 20h30): 16.03; 30.03; 13.04; 27.04; 11.05; 25.05; 07.06; 22.06
- Ementa
Este curso foi formatado para ampliar habilidades socioemocionais (soft skills) em membros de conselhos de administração, consultivos e comitês, voltado aos seguintes objetivos primordiais:
- Preparar conselheiros e membros de comitês para atuarem em colegiado, navegando por fatores comportamentais que podem se apresentar como obstáculos para um processo de decisão robusto;
- Capacitar conselheiros para ampliarem sua capacidade de escuta e interação com seus pares e com a diretoria;
- Orientar sobre a utilização e o manejo adequado de ferramentas de comunicação, de negociação baseada em interesses comuns e complementares e em tomadas de decisão por consenso.
- Metodologia
O conceito de inteligência coletiva, do filósofo Pierre Lévy – ampliamos exponencialmente nosso conhecimento e aprendizado quando os articulamos com o conhecimento e o aprendizado de outras pessoas com mapas mentais e visão de mundo distintos dos nossos – permeia a metodologia do curso e se concretizará por meio da participação ativa em aula, de reflexões em grupo, discussões coletivas e de simulações.
Adicionalmente, a metodologia se baseará nos conceitos de vieses cognitivos estudados por Daniel Kahneman e Amos Tversky, de nudge desenvolvidos por Richard H. Thaler and Cass R. Sunstein e noise desenvolvidos por Daniel Kahneman, Olivier Sibony Cass R. Sunstein.
Casos e dinâmicas
Os conceitos trabalhados serão vivenciados em dinâmicas individuais e de grupo reproduzindo o ambiente de conselhos e comitês. Os alunos vivenciarão distintos papéis em situações de conselho baseados em casos fictícios – porém pautados em situações reais – tendo a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos. Os participantes serão distribuídos em grupos para o exercício de role play nos diversos papéis estabelecidos para cada caso.
Material prévio de preparação (leituras e vídeos)
Os participantes receberão:
- uma relação de leituras preparatórias;
- estudos de casos a serem discutidos nos grupos, em sessões simultâneas;
- vídeos com entrevistas de conselheiros e executivos, partilhando suas visões sobre a influência de fatores comportamentais nas salas de conselho e como têm lidado com essas situações.
- Conteúdo Programático voltado às ferramentas de comunicação, de negociação baseada em interesses comuns e complementares e em tomadas de decisão por consenso
- O Diálogo como Meio de Negociação de Diferenças – norteadores para o diálogo produtivo entre diferentes pontos de vista e distintos interesses que almejem o consenso – pilares essenciais para o entendimento e a tomada de decisões.
- Generalidades sobre a Dinâmica dos Conflitos – construção e escalada, oportunidade para mudanças e estratégias para o manejo construtivo – estilos pessoais no manejo de diferenças.
- A base Comunicacional dos Diálogos – manejo de impasses à fluidez do diálogo e às negociações – a comunicação nos cenários de tensão, visando tomadas de decisão.
- Questionamento Apreciativo – um olhar positivo e prospectivo para consultorias em Organizações.
- A base Negocial dos Diálogos – a negociação distributiva e a integrativa baseada em interesses e valores, e suas repercussões nas tomadas de decisão.
- Construção de Consenso – particularidades do diálogo em reuniões com múltiplos atores, visando as tomadas de decisão colegiadas e por consenso.
- Conteúdo Programático voltado a vieses comportamentais e arquitetura da decisão (“nudge”)
- Os conceitos do sistema 1 e sistema 2 – uma abordagem do processo cognitivo humano, explicando suas falhas sistemáticas.
- Vieses individuais – preferências intuitivas que violavam consistentemente as regras da escolha racional.
- Vieses de grupo – padrão de distorção de julgamento que ocorre em situações de grupo.
- Noise – a variação indesejada em julgamentos da mesma questão.
- Nudge – mecanismos para mitigar vieses e noise e aperfeiçoar a arquitetura da decisão
R$ 9.640,00 (nove mil, seiscentos e quarenta reais) à vista ou R$ 9.940,00 (nove mil, novecentos e quarenta reais) a prazo, em até 5 parcelas iguais, com vencimento de acordo com o cartão de crédito utilizado.
- O pagamento é feito pelo site, por meio de cartão de crédito, boleto ou PIX
- Associados do IBGC têm desconto de 10% (dez por cento) sobre os valores acima;
- Grupos de 5 (cinco) pessoas ou mais, vinculadas ao mesmo CNPJ, têm desconto de 10% (dez por cento) sobre os valores acima, devendo optar, neste caso, pela mesma forma de pagamento;
- Os descontos acima mencionados não são cumulativos.
Vários títulos de livros e artigos, assim como links serão oferecidos para consulta e ampliação do conhecimento.